4. Recursos adicionais

4.1. O dicionário de parâmetros

O dicionário de parâmetros é uma novidade introduzida na versão 0.9.15 da GêBR. É um recurso muito flexível, que pode ser utilizado de muitas formas diferentes e para diversos fins, a critério do usuário. Vamos ilustrar com um exemplo:

  1. Crie um fluxo e insira nele um componente muito simples chamado Sleep, cuja única função é pausar a execução do fluxo por um determinado tempo (você encontra este componente na categoria Shell tools, na aba Flow edition).

  2. Na aba Flows, clique no botão para editar o dicionário de parâmetros.

  3. Na janela que se abre (Parameters' dictionary for flow), clique duas vezes no campo New, dentro da lista Project. Abre-se um menu com três opções (integer, real e string). Selecione a opção integer, depois digite Tempo na coluna Keyword e 5 na coluna Value. Ao terminar, sua janela deve se parecer com a seguinte:

  4. Depois de fechar a janela Parameters' dictionary for flow, selecione a aba Flow edition e, na caixa Flow sequence, dê um clique duplo no componente Sleep. Na janela que se abre (Parameters), clique com o botão direito do mouse no campo Time to sleep. O objetivo é atribuir a variável Tempo=5 ao parâmetro Time to sleep, como mostrado a seguir:

  5. Depois de fechar a janela Parameters, vá para a aba Flows e crie algumas cópias do fluxo, dando nomes diferentes a cada uma. Ao executar qualquer um destes fluxos, o resultado é uma pausa de 5 segundos.

  6. Acesse novamente o dicionário de parâmetros e digite o valor 2 no lugar do valor 5. Isso altera o valor da variável Tempo em todos os fluxos. Agora, ao executar qualquer um deles, o resultado é uma pausa de 2 segundos, e não mais de 5 segundos como antes.

O que o exemplo tenta mostrar é que, por meio do dicionário de parâmetros, é possível modificar os fluxos indiretamente, alterando as variáveis definidas no dicionário. Sem isso, seria muito mais penoso alterar o tempo de execução dos fluxos do exemplo, pois as cópias teriam de ser reconfiguradas uma a uma.

Important

Você pode definir a visibilidade das variáveis, compartimentando-as nas listas Project, Line e Flow. Variáveis pertencentes à lista Project são visíveis para todos os fluxos de todas as linhas do projeto selecionado. Variáveis pertencentes à lista Line são visíveis apenas para os fluxos da linha selecionada. Variáveis pertencentes à lista Flow são visíveis apenas para o fluxo selecionado.

4.2. O menu Actions

A partir do menu Actions você acessa as janelas Preferências e Servidores. Se você leu todo o manual, provavelmente já usou quase todos os recursos disponíveis nessas duas janelas. De qualquer forma, segue a documentação.

4.2.1. Preferências

As definições que você faz na janela Preferences são adotadas como padrão pela GêBR. Vejamos os detalhes:

  • User name: Padrão adotado no campo Author durante a criação de projetos, linhas e fluxos.

  • Email: Padrão adotado no campo Email durante a criação de projetos, linhas e fluxos.

  • User's menus directory: Pasta padrão usada para manutenção de Menus GêBR (arquivos mnu).

  • HTML editor: Editor de textos padrão adotado pela GêBR para criação de relatórios de informações de projetos, linhas e fluxos.

  • Browser: Navegador padrão adotado pela GêBR.

  • Load past-execution log: Marque esta caixa se quiser que a GêBR mostre o log de execução completo, incluindo ações de datas passadas. Mantenha a caixa desmarcada se quiser que mostre apenas a partir da última inicialização.

4.2.2. Servidores

Use a janela Servers configuration para configurar o servidor local e os servidores remotos que você adicionar.

O servidor local, identificado como Local server, é criado e conectado automaticamente pela GêBR na inicialização. Ele é a máquina padrão usada para a execução dos fluxos.

Servidores remotos podem ser adicionados, para execução remota dos fluxos. Para adicionar um servidor, digite o endereço na parte de baixo da janela Servers configuration e clique no botão Adicionar.

Important

Todos os servidores definidos na janela Servers configuration ficam visíveis na aba Flow edition (você seleciona o servidor na caixa Server, logo acima da caixa Flow sequence, no lado esquerdo da janela principal) e também na janela Server and I/O setup (aquela em que os arquivos de entrada e saída do fluxo são definidos).

4.3. O log de execução

A GêBR grava grande parte das ações executadas pelo usuário, bem como os resultados dessas ações, no chamado log de execução. Este log é mostrado na parte inferior da janela principal. Pode ser apresentado na forma colapsada (padrão) ou expandida (como na janela abaixo).

Tip

Em ++ + + + + + + + + + + + +Actions+ ++ + + + + + + + + + + + ->Preferências+ ++ + + + + + + + + + (no canto superior esquerdo da janela principal), campo Load past-execution log, você escolhe entre exibir o log completo, incluindo ações de datas passadas, o log compacto, que mostra apenas as ações a partir da última inicialização.